15 October 2009

Duas coisas !!!

Tem duas coisas assim que eu acho, gostaria mesmo de oferecer aos espectadores essas coisas preciosas. Uma é o Nietzsche, O Nietzsche morreu louco. Ele era o próprio pensamento o raciocínio mesmo e o processo de loucura dele foi uma coisa terrível. Porque ele foi revertendo à primeira infância. E terminou incapaz das coisas mais comezinhas, no colo da mãe. No auge desse processo morre-lhe a mãe. Ele vai pro colo da irmã, que era louca, casada com um major, veio a fundar uma colônia nazista no Paraguai e largou ele sozinho. Mas ele tinha uns insights de lucidez. Num desses, ele escreveu o seguinte:
“Quem me dera ser mais sagaz. Quem me dera ser essencialmente sagaz. Como a serpente. Mas eu quero o impossível, porque eu quero que a minha sagacidade caminhe ao lado da minha lucidez. Mas um dia, quando a minha sagacidade for embora – Ah, como ela gosta de voar – possa então a minha lucidez caminhar ao lado da minha loucura.”
O padrão da minha vida. O meu mantra é:
“Todo poder corrompe e o poder absoluto corrompe absolutamente.”
Isso é uma experiência que nós podemos fazer aí com os poderosos de ocasião. Outra: E posso encerrar com um sermão do Padre Antônio Vieira !!! Que é uma lição de humildade. O Padre Antônio Vieira, no sermão do 4º domingo da ascensão, ele sobe ao púlpito. Ele era muito requisitado, os sermões dele eram... tinha muita gente. E todos esperando um sermão sobre o quarto domingo da ascensão, o Cristo como imagem. Ele sobe e diz assim:
“A mim a imagem dos meus pecados me comove muito mais que essa imagem do Cristo crucificado”. Estupefação, né? “Diante dessa imagem do Cristo crucificado eu sou levado a ensoberbecer-me por ver o preço pelo qual Deus me comprou diante da imagem dos meus pecados é que eu me apequeno por ver o preço pelo qual eu me vendi. Por ver que Deus me compra com todo o seu sangue, eu sou levado a pensar que eu sou muito, que eu valho muito. Mas quando noto que eu me vendo pelos nadas do mundo, aí eu vejo que eu sou nada. Eu valho nada.”
PJ

4 comments:

Anonymous said...

CArcahorolhos
alçho eim Paulinho kkkkk foi fundo nessa eim men kkkkpega leve !!! adorei

Anonymous said...

Boa !!!

Roder Rock said...

É isso aí,

Talvez esse seja o vicio humano, achar que alguém pode expiar e perdoar nossas culpas e nossos pecados. Enquanto isso nossa soberba cresce, sem percebermos que 1/5 dos outros são humilhados há séculos. D'us na sua infinita sabedoria nos deu 7 leis simples, que se fossem aplicadas todos os dias, individualmente, tornaria nosso coletivo o paraíso aqui neste mundo.
Na verdade, não é após a morte que D'us nos promete o paraíso, ele nos promete em vida.

Isha Shiri said...

Sim, obrigada pelo seu elogio ao meu post sobre Etiópia.
RoderRock (meu marido) me mostrou seu Blog e gostei muito do que escreve você também.

Beijo

Adelle


Inefável no Twitter