02 May 2010

Angkor Wat e Angkor Thom

Após um horrendo período de guerras, os complexos dos templos Hindu de Angkor Wat e do templo Budista de Angkor Thom tornaram-se acessíveis novamente.
Angkor Wat foi uma criação do khmer “rei-deus” Jayavarman VII (1181-1219), que se converteu ao Mahayana após a destruição de Angkor pelo Cham (vietnamita) durante o reinado do seu pai.
Seu nome atual Angkor Thom significa, traduzido da língua khmer, Grande Capital. Porém na época de sua construção era conhecida como Jayashri, que traduzido do sânscrito significa Afortunado pela Vitória.
O Budismo de Jayavarman parece ter sido uma versão revisada do Brahmanismo que os reis anteriores a ele utilizaram para deificar as suas próprias pessoas. A deidade central na religião de Jayavarman era Lokeshvara (Avolokitesvara), “Senhor do Universo”, e reconstruindo Angkor Thom numa escala estupendamente grande, o rei criou uma cidade “Budista” como um monumento a Lokeshvara, que foi também uma forma de auto-veneração de Jayavarman.
Essa convergência entre o rei e a deidade está ainda visível nas máscaras de Jayavarman, entalhadas nas quatro faces das torres do templo de Bayon de Angkor Thorn.
Templo de Angkor Wat
Como em Borobudur e muitos outros templos do sudeste asiático, Angkor Thom ficou conceituado como um modelo do universo Budista. No centro de um imenso complexo de santuários, o grande templo Bayon, com seu aglomerado de cinco torres, a maior das quais representando o Monte Merú, é o eixo cósmico do local.
O conjunto de Angkor foi protegido por um poço de 90 metros de água e entrecortado por um engenhoso sistema de canais: a água simbolizando o oceano cósmico, os quatro rios sagrados do mundo e – não menos importante – atuando como um sistema de irrigação. Boa parte do poder de Angkor Thom emana de uma profusão da iconografia híbrida Hindu-Budista, esculpida num estilo selvagem e doce nos portões e terraços do templo da montanha de Jayavarman.
O retrato do rei-deus olhando através do seu domínio despedaçado reúne o sinistro e o patético.
A face do Bodhisattva Avalokitesvara em Angkor Thom
Imagens obitdas de Deuce Mania
Há um vídeo fantástico sobre Angkor Wat em Religione 2.0. Vale a pena!!!

No comments:


Inefável no Twitter